Campanhas de conscientização podem gerar bons resultados na comunicação interna. Veja algumas dicas simples de boas ações.

As campanhas de conscientização tratam de um certo tema por certo período. Além de ganhar espaço na imprensa e nas plataformas digitais, ações como Outubro Rosa e Novembro Azul está ganhando vez dentro do mundo corporativo. Com intuito de estreitar  relacionamento com seus públicos internos, empresas têm investido em ações relacionadas a esses e outros temas. Com isso, a responsabilidade social se torna um diferencial, pois boa reputação a empresa, principalmente quando se é falado sobre questões delicadas e alertas a prevenção de doenças, como o câncer de mama. Temas que não devem ser evitados e precisam estar presente no dia a dia da corporação. Ajuda, como um órgão midiático, a informar.

Benefícios para a empresa

Além de contribuir para o bem-estar social, aderir a campanhas de prevenção é uma forma de conscientizar a todos os colaboradores sobre o perigo de algumas doenças. Serve, também, para incentivar a prevenção de enfermidades e, além disso, é uma forma de melhorar de se posicionar perante o público interno como espaço para ajuda na parte da saúde física e mental.

Tipos de campanha de prevenção

Associar uma ‘’cor’’ a um mês se tornou movimento importante e cada vez mais aderido pelas pessoas, produtores de conteúdos informativos e… empresas. Não existe um calendário oficial sobre a cor de cada mês, mas o mais importante é a divulgação e a chance de a cor ficar na mente do maior número de gente.

Esses movimentos são os mais conhecidos no Brasil:

1. Janeiro branco – Saúde mental

Período terapêutico. Escolhido para ser em janeiro devido ao começo do ano e suas mudanças.

2. Fevereiro roxo – Alzheimer

A cor roxa aponta para lúpus, Alzheimer e fibromialgia. Embora bem distintas, essas doenças afetam milhares de pessoas.

Fevereiro laranja – Leucemia

A ideia é acender o alerta para a importância da prevenção deste tipo de câncer, além de incentivar a doação de medula óssea.

3. Março lilás – Câncer do colo do útero

O câncer do colo do útero é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. E o terceiro mês do ano foi escolhido para conscientizar sobre a doença.

Março azul-marinho – Câncer colorretal

O dia 27 de março é lembrado em todo o país como símbolo pela prevenção e tratamento da doença.

4. Abril azul – Autismo

No dia 2 de abril acontece o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Abril verde – Acidentes em ambientes de trabalho

A ideia é a de conscientizar sobre a prevenção de acidentes em ambientes de trabalho, combatendo situações de risco.

5. Maio roxo – Doenças inflamatórias intestinais

Atingem cerca de 5 milhões de pessoas no mundo e podem provocar câncer colorretal.

Maio amarelo – Acidentes de trânsito

O mês é marcado por campanhas de conscientização a motoristas para os altos índices de mortes e feridos no trânsito.

6. Junho vermelho – Incentivo à doação de sangue

No dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

7. Julho amarelo – Hepatites virais

O mês foi escolhido pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais.

8. Agosto laranja – Esclerose múltipla

Muitas pessoas sofrem com essa doença em que as células de defesa do organismo atacam o sistema nervoso, causando fadiga, visão embaçada e outros problemas.

Agosto dourado – Promove a amamentação

Nos primeiros dias do mês é realizada a Semana Mundial de Aleitamento Materno para conscientizar sobre a importância da amamentação. Momento de ‘’ouro’’.

9. Setembro amarelo – Combate ao suicídio

No dia 10 é comemorado o dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Ações sobre o tema, porém, têm cada vez mais ocupado todo o mês..

Setembro verde – Doação de Órgãos e Tecidos

No dia 27 de setembro é lembrado o dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos.

Setembro vermelho – Coração 

No dia 29 é celebrado o Dia Mundial do Coração, alertando para problemas cardíacos.

10. Outubro rosa – Câncer de mama

É uma campanha mundial, criada nos Estados Unidos e uma das mais populares hoje em dia. É dedicada a conscientização do câncer de mama.

11. Novembro azul – Câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens no Brasil.

12. Dezembro vermelho – HIV

A data mundial de combate ao HIV é no dia 1º de dezembro.

Dezembro laranja – Prevenção ao câncer de pele

A campanha tem como objetivo a prevenção do câncer de pele, o mais comum no Brasil.

 

Conclusão

Uma boa forma de fortalecer a imagem da empresa, gerar engajamento dos colaboradores e visibilidade é investir em campanhas de conscientização. Isso mostra a preocupação da empresa não só com resultados, mas com o bem estar de todos. Com o apoio e envolvimento dos líderes e da equipe de comunicação interna, uma  ação alcançará seus principais objetivos: ajudar na prevenção, disseminar informações relevantes e, consequentemente, ganhar o respeito dos colaboradores.

As pautas de prevenção não devem ser evitadas no ambiente corporativo. Pelo contrário, elas precisam estar no dia a dia dos colaboradores, dessa forma, todos contribuem com a conscientização e ajudam a prevenir doenças.

 

Fonte: Sua TV

RFB publica edital com propostas para adesão à transação tributária no contencioso administrativo de pequeno valor.
STF legitima incidência de contribuição previdenciária sobre terço de férias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *